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Este trabalho tem como objetivo principal buscar uma maneira de aproximar os
alunos do Ensino Médio da Física, de uma forma menos frustrante e que os engaje
melhor com os temas a serem trabalhados. A relação do discente com o ensino de
Física quando se dá por meio de docentes não formados na área, principalmente no
primeiro ano do Ensino Médio, pode ser desanimadora e isso ocorre principalmente
pela sobrecarga de cálculos, e pouca experimentação, num contexto em que
discentes se apresentam com inúmeras deficiências em Matemática, que trazem
ainda do Ensino Fundamental, criando certa frustração na turma mesmo sem ter
mostrado a Física em si para eles. Inúmeros estudos mostram que a Física não
deve ser trabalhada exclusivamente como um conjunto de equações matemáticas,
os alunos precisam de uma base do seu cotidiano para identificar a Ciência, e só
então acompanhar o desenvolvimento proporcionado por ela. A pesquisa foi
desenvolvida na E.E.E.M. Adalgisa Teódulo da Fonsêca, na cidade de Itaporanga -
PB, com alunos das quatro turmas do 3º ano do ensino médio. Os temas Físicos
abordados foram: Força Elástica, Força Elétrica, Campo Elétrico, Efeito Fotoelétrico,
Dispersão e Refração da Luz. Trazemos aqui uma alternativa para suprir essa
necessidade de diversificação metodológica, propondo que se inclua no processo de
ensino-aprendizagem ações experimentais, TICs (Tecnologias de Informação e
Comunicação) e principalmente fazer com que os alunos se sintam parte da
atividade. Na pesquisa, observa-se que é indispensável que os discentes possam
participar diretamente processo de ensino-aprendizagem e que esses são fatores
que podem ampliar e motivar o aprendizado, sendo possibilitada a proximidade que
já têm com os fenômenos estudados e ver que agora podem quantificá-los e realizar
predições sobre eles. |
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