dc.description.abstract |
Aprender Física é tão importante quanto qualquer outra disciplina. Os
conhecimentos dessa ciência são imprescindíveis na compreensão de muitas
de nossas ações, fenomenologia da natureza, compreensão da matéria e as
interações com energias, podemos dizer que tende à explicar tudo quanto
ocorre ao nosso redor. Diante de uma ciência natural tão preocupado em
explicar os fenômenos do dia-dia, nos deparamos com um ensino de Física
que, ainda perpassa, pelos moldes totalmente tradicionais, nos motivando a
apresentar alternativas e estratégias as quais possibilitem aprendizado com
produção de significados nessa área. Desta forma, a ludicidade e o uso de
jogos nas aulas de Física são estratégias e metodologias que podem
potencializar os atos de aprender e ensinar. Assim, o presente trabalho tem
como objetivo averiguar, teoricamente, o emprego dos jogos dito lúdicos no
ensino da Física, como uma forma alternativa de agregar a classe alunada às
atividades práticas reconfortantes, as quais desafiem, ascendam à criatividade,
desenvolvam a autonomia e de que forma contemple a totalidade dos
indivíduos envolvidos. Explicita, desta forma, as implicações pedagógicas do
uso dessas ferramentas nos atos de aprender em ensinar Física. Para tanto, foi
realizado um estudo bibliográfico a partir de autores que discorrem sobre o
lúdico e jogos lúdicos no Ensino de Física, tais como: Winnicott (1995),
Almeida (2009), Mauricio(2006),Petry e Santos (2006), Schaeffer (2006),
Gomes(2001), Pereira et al. (2009), Brenelli (2001), Vera (2006), Miranda
(2001) entre outros. É possível constatar que a ludicidade e os jogos lúdicos
são estratégias que potencializam os resultados nas aulas de Físicas, pois
permitem que professores e alunos atuem como sujeitos ativos, implicando em
aprendizagens efetivas, e sem dúvida, aprendizagem cientifica. Sendo assim,
neste estudo, são sugeridos três jogos didáticos, encontrados a partir da
pesquisa realizada, para que os professores de Física possam fazer uso em
suas práticas pedagógicas. |
pt_BR |