Resumo:
O aumento de ocorrências de alunos com distúrbios de aprendizagem vem
crescendo consideravelmente, um em destaque é a dislexia, que se caracteriza por
dificuldades em aprender a ler, decodificar e soletrar. Nesse cenário, a tecnologia
surge como alternativa para melhorar a aprendizagem, bem como para ser usada
como auxílio a um método de ensino diferente do método tradicional. Assim, o
presente trabalho apresenta a proposta de jogo educacional na forma de software,
intitulado “Procurando Sunny”, que busca apoiar o desenvolvimento da leitura de
crianças com dislexia na fase da alfabetização. A proposta levou em considerações
oito habilidades a serem trabalhadas, sendo elas, recepção visual, recepção
auditiva, associação visual, associação auditiva, closura gramatical, rima,
integração e orientação espacial. Para gerar a proposta do jogo, foi utilizado o
padrão Model-View-Controller (MVC), que serviu para estruturar a arquitetura do
software, além da linguagem de modelagem UML, usada para documentar essa
arquitetura, o que facilitou esta proposta de desenvolvimento de software e de
engenharia de sistemas. A proposta do jogo recebeu resultados satisfatórios do
ponto de vista dos pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, os quais responderam
que as habilidades propostas poderiam sim auxiliar crianças disléxicas a adquirir
habilidades preditoras da leitura, bem como, que as funcionalidades e habilidades
do jogo proposto, são suficientes para estabelecer um método mais eficaz que o
método de intervenção já existente no aprendizado de crianças com dislexia na fase
da alfabetização.
Descrição:
LUCENA, M. E. M. Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.