Resumo:
A Computação Gráfica (CG) é a área da computação que lida com técnicas e algoritmos para
criação de imagens através do computador. Inserida na mesma estão as curvas paramétricas,
que são usadas para se trabalhar desde formas simples, como círculos e elipses, até formas
complexas, como modelos de carros e outros. Essas curvas podem ser feitas por métodos
matemáticos, dentre eles: blending functions (funções de suavização) e forward differences
(diferenças adiante). Desenhar curvas em CG tem alto custo computacional para o hardware.
Assim, viu-se a necessidade de analisar o custo computacional de cada um. Para tal, criou-se
dois algoritmos, um para cada método citado, com base na função de Bézier. Depois foi
realizada a análise sobre os algoritmos. O software utilizado para a escrita dos algoritmos foi o
Processing. Para a análise foram utilizadas as técnicas de análise formal de algoritmos, através
da contagem de instruções para determinar a complexidade do pior caso de cada algoritmo. Os
resultados indicam que forward differences tem o mesmo custo computacional que blending
functions para gerar curvas paramétricas em CG, porém é mais complexo de entender e
implementar.
Descrição:
SILVA JUNIOR, M. V. Blending functions ou forward differences na geração de curvas paramétricas em computação gráfica. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.