Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome dentro dos Transtornos
Globais de Desenvolvimento (TGD) que afeta três aspectos do desenvolvimento
humano: as habilidades sociais, de comunicação e de interesse. Estima-se que, no
Brasil, 2 milhões de pessoas apresentem características dentro do Espectro do
Autismo. As atuais pesquisas sobre tecnologias digitais que auxiliam no tratamento
de pessoas com TEA têm demonstrado resultados persistentes no sentido de
comprovar os benefícios das mesmas para o desenvolvimento de competências
comunicativas, cognitivas, sociais e emocionais. Tomando por base a Engenharia
Cognitiva, a qual foi desenvolvida com o propósito de utilizar conhecimento da
Ciência Cognitiva, Psicologia Cognitiva e fatores humanos para entender os
processos cognitivos humanos, no intuito de entender os princípios fundamentais da
ação e desempenho humano relevantes para o desenvolvimento de princípios de
design e elaboração de sistemas que sejam agradáveis de usar e que engajem os
usuários de forma prazerosa durante a interação com o sistema; o presente trabalho
analisou o design de uma aplicação mobile, “Agenda DIA”, antes e após o redesign
desta orientado pelas diretrizes do Guia de Acessibilidade de Interfaces web focado
em aspectos do Autismo (GAIA), sob a luz das heurísticas propostas. Os resultados
apontam que, apesar da versão das interfaces da “Agenda DIA” após a adoção das
diretrizes do GAIA terem um nível de sucesso superior ao da versão anterior ao
redesign, não foi possível rejeitar a hipótese nula, de igualdade entre as proporções.
Assim, não há evidências para dizermos que as duas versões da agenda DIA
apresentam diferença significativa, mesmo depois do redesign.
Descrição:
BORGES, S. G. N. Avaliação heurística de um redesign orientado pelas diretrizes do gaia de uma aplicação mobile para crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.