Resumo:
Nos cursos relacionados a área de computação, estudantes têm enfrentado dificuldades nas
disciplinas que requerem habilidades como abstração, raciocínio lógico e desenvolvimento de
algoritmos. Estas dificuldades têm causado um mal aproveitamento dos discentes nestas
disciplinas, além de altos índices de evasão. Isso tem tornado o processo de ensino e
aprendizagem de disciplinas como estas, um desafio, tanto para os professores quanto para os
estudantes. Abordagens e metodologias lúdicas de ensino de programação e estrutura de dados
têm sido criadas com o objetivo de amenizar os problemas enfrentados pelos estudantes em
contato com estes conteúdos, percebeu-se, portanto, uma oportunidade de explorar propostas
lúdicas de ensino para conceitos computacionais que ainda não foram bem explorados pela
comunidade acadêmica. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma
abordagem didática para apoiar o ensino de estrutura de dados do tipo lista. A abordagem tem
como base metodologias ativas, como a computação desplugada, e utiliza materiais
manipuláveis e dinâmicas de grupo para representar em sala de aula o funcionamento de uma
lista dinâmica simplesmente encadeada e suas operações. Ela tem como diferencial a utilização
de materiais de baixo custo e de fácil confecção, além de elementos presentes em sala de aula
e no cotidiano dos estudantes. Espera-se que com a utilização de metodologias como esta, seja
possível fazer com que os estudantes possam desenvolver as capacidades inerentes ao
aprendizado destes conteúdos e participem de forma mais efetiva no processo de aquisição de
conhecimento.
Descrição:
SOUSA, W. P. Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.