Resumo:
O estudo das frações está entre os mais importantes conceitos presentes no
processo de aprendizagem da matemática como um todo, faz-se necessário por ser
base para outros conteúdos matemáticos. A avaliação da aprendizagem é um fator
necessário para a verificação da compreensão dos alunos, assim como a
modelagem de técnicas de ensino que possam facilitar o entendimento. Levando
estes fatores em consideração, este estudo tem como objetivo realizar uma
verificação de como os alunos do ensino fundamental respondem a questões
envolvendo problemas de frações, bem como compreender o método utilizado para
as resoluções de tais problemas e analisar se os mesmos conseguiram ou não
chegar aos resultados esperados. Para realização de tal objetivo, utilizou-se de uma
pesquisa qualitativa do tipo pedagógica com alunos do sétimo ano de uma escola
estadual da cidade de Teixeira-PB, no sertão da Paraíba. A pesquisa foi realizada
com 27 alunos por meio de um questionário envolvendo o conteúdo de frações.
Posterior a aplicação da pesquisa, foi feita uma análise das respostas dos
participantes, sendo possível perceber que surgiram variadas informações, como a
falta de compreensão do que seria a parte correspondente ao todo, dificuldades nas
questões que necessitavam da utilização do mínimo múltiplo comum, onde a maioria
dos alunos não conseguiram responder a tais questões, sendo um fator a ser
discutido e analisado, além das dificuldades relacionadas as quatro operações
(adição, subtração, multiplicação e divisão). Com isso, é possível apontar a
relevância deste estudo, levantando um debate acerca da importância do estudo de
frações e as dificuldades de aprendizagem, além de servir como pontapé para a
criação de novas propostas interventivas para as metodologias e técnicas utilizadas
no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
BEZERRA, J. D. A. Uma análise da aprendizagem no estudo de frações no ensino fundamental. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.