dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de como ensinar os conceitos relacionados à área e perímetro através da metodologia de Resolução de Problemas. Para isso, apoiamo-nos na teoria de Onuchic (1999, 2004, 2011, 2013), Biembengut (2011) e Henriques e Silva (2019) e propomos alguns problemas. Em alguns destes é introduzido o uso da Modelagem Matemática. Sabemos que, uma das dificuldades dos alunos, que com frequência observamos nas intervenções e regências na sala de aula ao fazer parte do Programa da Residência Pedagógica, 2019, é a confusão entre as ideias de área e perímetro. Trabalhando na regência/intervenção em sala de aula os conceitos de área e perímetro através da Resolução de Problemas pudemos verificar que, os alunos tiveram mais autonomia na formação do seu conhecimento e a aprendizagem foi verificada através de diferentes resoluções dos problemas e uma participação ativa dos mesmos em sala de aula. Este trabalho contribuiu muito para a formação da pesquisadora, futura professora de matemática, mostrando que há vários caminhos para se ensinar Matemática. |
pt_BR |