UEPB - Repositório Digital

Mapas mentais no ensino de física: um breve estudo sobre neuropedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ericles Alves da
dc.date.accessioned 2020-08-03T13:58:49Z
dc.date.available 2020-08-03T13:58:49Z
dc.date.issued 2019-11-14
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22214
dc.description SILVA, E. A. Mapas mentais no ensino de física: um breve estudo sobre neuropedagogia. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que o Brasil está entre os últimos lugares nos rankings mundiais da educação, devido aos estudantes não alcançarem as metas mínimas estabelecidas nos exames nacionais. Mesmo após inúmeras tentativas de reformulações do sistema educacional brasileiro no intuito de reverter o quadro, parece que a situação tem se mantido estagnada por décadas. Ao analisarmos estes índices, surgem questionamentos, como “Quais são as causas?” e “O que podemos fazer para mudarmos essa situação?”. Muitos estudiosos têm se ocupado em investigar as possíveis razões para os estudantes, hoje em dia, terem tantas dificuldades em aprender, e, de igual modo, têm buscado desenvolver novas metodologias de ensino que ajude a amenizar as altas taxas de repetência e evasão escolar. Em meio a este cenário, a neurociência revela novos horizontes nos apresentando conhecimentos valiosos sobre como acontecem os processos de aprendizagem no cérebro humano e o que pode ser feito para potencializar sua capacidade. Há, desta maneira, conceitos que podem ser aplicados à educação e à pedagogia, fazendo com que surjam, assim, termos ainda pouco conhecidos, como neuropedagogia e neuroaprendizagem. Do mesmo modo que nascem novas ciências, novas teorias e novos conceitos, também despontam novos métodos inovadores, como é o caso dos mapas mentais, que tem como objetivo colocar no papel a ideia do pensamento radiante. Tendo isso em vista, este trabalho foi realizado no intuito de compartilhar com estudantes o método do mapa mental como ferramenta para estimular o aprendizado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rodrigo César Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mapas mentais pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Neuropedagogia pt_BR
dc.subject Neuroaprendizagem pt_BR
dc.title Mapas mentais no ensino de física: um breve estudo sobre neuropedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta