dc.contributor.author |
Soares, Raylson Gomes |
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dc.date.accessioned |
2020-08-12T16:10:17Z |
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dc.date.available |
2020-08-12T16:10:17Z |
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dc.date.issued |
2020-04-02 |
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dc.identifier.other |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22238 |
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dc.description |
SOARES, Raylson Gomes. O “novo” Ensino Médio (2017): uma “reforma” com princípios produtivista e mercadológico. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto fora motivado pelo projeto de extensão: “Política Educacional e Contrarreforma no Brasil: O Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)” e objetiva discutir algumas alterações no ensino médio a partir da Medida Provisória (MP) nº 746/2016 que deu origem a Lei nº 13.415/2017, estimulando, ainda mais, princípios produtivistas e mercadológicos no currículo do ensino médio. A mencionada reforma caracteriza-se por um modelo curricular predominantemente afinado com às posições dos grupos hegemônicos e neoliberais apropriando-se de tendências tecnicistas que, por sua vez, consolida a dualidade na educação brasileira entre um ensino propedêutico e outro profissionalizante. Foram importantes para a elaboração deste artigo, algumas leituras, como por exemplo: FONSECA BORGES e SILVA (2017); FREITAS (2018); GONÇALVES (2017); TOLEDO (2017); entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Mariângela de Vasconcelos Nunes |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Reforma do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.title |
O “novo” Ensino Médio (2017): uma “reforma” com princípios produtivista e mercadológico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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