Resumo:
O objetivo geral deste artigo é discutir aspectos pedagógicos e metodológicos no ensino do esporte nas aulas de educação física escolar e, além disso, descrever os impactos do método esportivista nas aulas de educação física escolar e refletir sobre pontos negativos e positivos dessa abordagem. Apontar a relevância de reflexões acerca do ensino do esporte, destacando aspectos pedagógicos e propostas metodológicas para o ensino nas aulas de educação física escolar. O estudo é qualitativo sendo realizado através de revisão de literatura, por meio do Coletivo de Autores (2011), a BNCC (2018), Kunz (2008), Tubino, (2010), Betti & Zuliani, (2002), entre outras fontes de bibliográficas pesquisadas em meio digital. Foi elencado a seguinte problemática: Quais os aspectos pedagógicos e metodológicos do ensino de esportes ao longo da história e os desafios do professor de educação física escolar frente ao ensino de esportes e as diferentes propostas metodológicas na contemporaneidade? O artigo justifica-se como continuidade de ampliação dos estudos sobre o esporte nas aulas de educação física apresentado no trabalho de conclusão da graduação, tendo como norteadores a reflexão e a ampliação do conhecimento docente e as questões relevantes desses aspectos pedagógico e metodológicos que poderão ajudar o aluno a compreender o significado do ensino do esporte nas aulas de educação física. De acordo com os dados, foram encontrados aspectos pedagógicos de caráter esportivista e mecanicista com foco no rendimento e também com possibilidades de reflexão e transformação do conhecimento.
Descrição:
MÉLO, Rogério Mendonça de. O ensino do esporte: aspectos pedagógicos e metodológicos na Educação Física escolar. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, 2020.