Resumo:
Dentre as diferentes abordagens que aparecem nas pesquisas sobre Ensino de Física na Educação Básica, aquelas que inserem a história da ciência e experimentos pretendem a construção de um ambiente investigativo em sala de aula. Com isso, espera-se que os alunos do Ensino Médio vislumbrem a disciplina Física para além da utilização de equações e cálculos matemáticos. No entanto, para que a abordagem histórica e experimental seja utilizada em sala de aula, ela precisa fazer parte da própria formação do professor, para que assim ele possa adquirir subsídios para sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho relata as dificuldades que um futuro professor teve ao estudar um episódio histórico e reproduzir o experimento relacionado. O episódio histórico escolhido foi sobre termoeletricidade, para o qual havia literatura em português. Ao tentar reproduzir o experimento o futuro professor precisou lidar com diferentes questões, tanto relacionadas ao conteúdo científico, aos procedimentos e técnicas, quanto aos fatores históricos e ainda, pensar para uma adaptação em sala de aula. Espera-se que esse trabalho possa contribuir em futuras propostas didáticas que considerem a abordagem histórica e experimental em sala de aula.
Descrição:
COSTA, Vinicius dos Santos. Desafios na adaptação de experimentos históricos para a sala de aula: relato de um futuro professor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.