dc.description.abstract |
Em meio à sociedade contemporânea, busca-se no âmbito educacional um ensino-aprendizagem significativo, voltado a fazer o aluno pensar, interpretar e questionar. A disciplina de Geografia é fundamental nesse processo de construção do conhecimento crítico de acordo com Vesentini (2004), diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a importância deste ensino na educação básica, especificamente no ensino médio, para formar cidadãos críticos dentro de uma sociedade que está em constantes mudanças em seu espaço, refletindo sobre a relevância do professor enquanto mediador do ensino ao utilizar metodologias diferenciadas, dinamizando o ensino de geografia, possibilitando ir além da educação que produz conformidade e consenso. O docente deve atentar a buscar, um ensino que frutifique relações de diálogos, aguce a criticidade, na busca por uma educação significativa, bem como mostrar novas estratégias para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio, tendo com o estudo de caso a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi/PB. A pesquisa apresentada foi desenvolvida com base em informações bibliográficas de diferentes autores e autoras que abordam o tema tais como Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Castrogiovanni (2010), Reffatti (2007) e Rossato; Silva (2007). Além disso, se fez uso de uma pesquisa qualitativa com base documental, aplicando um questionário com alunos do 1º e 3º ano pois estas são turmas onde os bolsistas do Programa Residência Pedagógica foram alocados na referida escola. Os resultados dessa pesquisa mostrar a relevância do programa residência pedagógica para educação geográfica, os licenciados e para os alunos tornando a aprendizagem dos mesmos mais significativas. |
pt_BR |