UEPB - Repositório Digital

A importância do residência pedagógica no ensino de geografia; um estudo de caso na E.E.E.F Rodrigues de Carvalho, Araçagi/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Josineide Alves de
dc.date.accessioned 2020-11-21T03:26:20Z
dc.date.available 2020-11-21T03:26:20Z
dc.date.issued 2020-11-06
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22428
dc.description OLIVEIRA, J. A. de. A importância do residência pedagógica no ensino de geografia: um estudo de caso na E.E.E.F. Rodrigues de Carvalho, Araçagi/PB. 2020. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Em meio à sociedade contemporânea, busca-se no âmbito educacional um ensino-aprendizagem significativo, voltado a fazer o aluno pensar, interpretar e questionar. A disciplina de Geografia é fundamental nesse processo de construção do conhecimento crítico de acordo com Vesentini (2004), diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a importância deste ensino na educação básica, especificamente no ensino médio, para formar cidadãos críticos dentro de uma sociedade que está em constantes mudanças em seu espaço, refletindo sobre a relevância do professor enquanto mediador do ensino ao utilizar metodologias diferenciadas, dinamizando o ensino de geografia, possibilitando ir além da educação que produz conformidade e consenso. O docente deve atentar a buscar, um ensino que frutifique relações de diálogos, aguce a criticidade, na busca por uma educação significativa, bem como mostrar novas estratégias para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio, tendo com o estudo de caso a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi/PB. A pesquisa apresentada foi desenvolvida com base em informações bibliográficas de diferentes autores e autoras que abordam o tema tais como Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Castrogiovanni (2010), Reffatti (2007) e Rossato; Silva (2007). Além disso, se fez uso de uma pesquisa qualitativa com base documental, aplicando um questionário com alunos do 1º e 3º ano pois estas são turmas onde os bolsistas do Programa Residência Pedagógica foram alocados na referida escola. Os resultados dessa pesquisa mostrar a relevância do programa residência pedagógica para educação geográfica, os licenciados e para os alunos tornando a aprendizagem dos mesmos mais significativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A importância do residência pedagógica no ensino de geografia; um estudo de caso na E.E.E.F Rodrigues de Carvalho, Araçagi/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta