Resumo:
Resumo do TCC: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar, discutir e desconstruir o processo de inculpação às mães de autistas. Tendo como base uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscamos explicar o Autismo a partir de uma análise de gênero, pois compreendemos que é sobre as mães que recai a responsabilidade de educar e cuidar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, discutir o papel das mães de autistas na luta contra o preconceito e a discriminação se faz central e de extrema relevância para a sociedade em geral, uma vez que estas lutas por reconhecimento das pessoas com deficiência se fazem ainda necessárias. Para tanto, fez-se necessário compreender a história do autismo (CAVALCANTI, ROCHA, 2015; GRANDIN, PANEK, 2019), a construção do processo de inculpação das mães (WILLIANS, WRIGHT, 2008; KANNER, 2012; COHMER, 2014), assim como a formação dos papeis de gênero para reforçar essa responsabilização da mulher à maternidade (DEL PRIORE, 1990; LOURO, 1997, 2000; PERROT, 2005; SAFFIOTTI, 2015), levando em consideração que as mães são as principais ativistas desta causa e ainda sofrem preconceitos e constrangimentos em público quando saem de casa com sua criança autista, sendo inculpadas pelo comportamento atípico, estes são tratados como “anormais” (FOUCAULT, 2001) pela comunidade neurotípica.
Descrição:
Silva, Liliane da Costa. De mães geladeiras a mães sensíveis: uma discussão sobre o processo de inculpação das mães no comportamento autístico (1948-1970). 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
História) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Guarabira, 2020.