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Análise da perspectiva das mães no atendimento das crianças em clínica escola de uma universidade no interior da Paraíba

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dc.contributor.author Santos, Francisco Alisson
dc.date.accessioned 2020-11-28T00:10:02Z
dc.date.available 2020-11-28T00:10:02Z
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22468
dc.description SANTOS, Francisco Alisson. Análise da perspectiva das mães no atendimento das crianças em clínica escola de uma universidade no interior da Paraíba. . 2019. 39 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisas que envolvam perspectivas e grau de satisfação dos pacientes contribuem para o avanço da qualidade dos serviços de saúde, pois, a partir disso, podem-se desenvolver ações e melhorias por parte dos gestores na deliberação de suas estratégias e ações, como também dos próprios profissionais, que estarão mais inteirados para atender seus pacientes. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil e a percepção quanto ao grau de satisfação do atendimento de saúde bucal oferecida nas Clínicas Integradas da Infância I e II do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus VIII no município de Araruna, PB. Foi realizado um estudo qualitativo baseado na coleta de dados em questionários mediante entrevista semi-estruturada aplicada intencional e individualmente às mães das crianças em atendimento nas referidas clínicas, no qual se avaliou a percepção das mesmas quanto aos serviços de Odontopediatria prestados, como também questionou acerca das características dos estudantes de Odontologia durante o atendimento. Os dados foram organizados e armazenados em planilhas do programa Excel e tabulados para análise estatística. Foi entrevistado um total de 28 mães, das quais 57,2% se encontravam na faixa etária de 31 a 40 anos. Quanto ao estado civil, 64,3% disseram ser casadas e 40,7% solteiras. A maioria tinha entre 2 a 3 filhos (57,2%) e relataram que a primeira consulta deles se realizou nas referidas clínicas (57,2%). Os aspectos psicossociais foram bastante valorizados pelas mães entrevistadas, além dos fatores afetivos e cognitivos, de modo a avaliarem no geral positivamente os atendimentos. As prováveis fragilidades dos atendimentos foram caracterizadas pela demora no agendamento das consultas dos seus filhos. Conclui-se, então, que as mães declararam, de forma geral, que o dentista ideal seria aquele que dominasse a técnica e que, além disso, conseguisse reunir diferentes habilidades, principalmente no bom manejo com o paciente. Além disso, a pesquisa contribuiu para que através das percepções observadas, haja melhoras da qualidade dos serviços oferecidos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estudante de Odontologia pt_BR
dc.subject Odontopediatria pt_BR
dc.subject Satisfação do usuário pt_BR
dc.title Análise da perspectiva das mães no atendimento das crianças em clínica escola de uma universidade no interior da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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