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A síndrome de Down (SD) consiste em uma anomalia de origem cromossômica, caracterizada por uma série de sinais e sintomas, em que o indivíduo apresenta alterações no sistema estomatognático. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência vivenciada em uma clínica-escola da Universidade Estadual da Paraíba, através do componente curricular obrigatório Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais, durante o curso de graduação em odontologia. As atividades foram desenvolvidas na clínica-escola da UEPB – Campus VIII de fevereiro a junho de 2018, sendo as mesmas conduzidas e supervisionadas por docentes da instituição. Enfatizando-se as dificuldades encontradas no atendimento, além de destacar os pontos positivos e negativos encontrados, assim como, a importância das técnicas de condicionamentos psicológico prévio para adaptação e integração aluno-paciente-cuidador nos primeiros dias de atendimentos clínicos. Foram realizados atendimentos odontológico a um paciente portador da Síndrome de Down, leucoderma, sexo feminino, 13 anos de idade, a qual apresentou-se com lesões cariosas. Foi submetida ao tratamento odontológico com o auxílio das técnicas de manejo comportamental, com o intuito de ajudar no processo de colaboração da paciente durante o atendimento odontológico. Diante disso, destacar-se, que o conhecimento das características de caráter psicológico, físico e oral do paciente portador da síndrome de Dawn por parte do cirurgião-dentista, é de extrema importância para uma eficiente interação e tratamento deste paciente no âmbito odontológico. |
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