Resumo:
Diante dos desafios da prática docente são necessárias iniciativas de projetos e programas que fortaleçam o vínculo entre a Universidade e a Educação Básica tendo em vista que a escola é o campo de atuação de futuros professores. Dessa forma o Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) instituído pela Portaria 38/2018, tem papel fundamental neste processo, por contribuir na qualificação docente e aproximar o professor da Educação Básica das Instituições formadoras oportunizando-os a ter uma formação continuada e essas experiências em sala de aula favorecem o crescimento de pesquisas na área da educação. A pesquisa tem por objetivo analisar a importância do PRP na formação do professor de Geografia e mostrar a sua atuação na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos na Escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de mostrar a importância das experiências didáticas em sala de aula durante o Programa na EJA e o quanto essa experiência pode ser enriquecedora para o futuro professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram registros fotográficos, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico se pauta em autores como: Carvalho (2014), Conceição (2019), Costa et al., (2020), Damasceno e Teles (2020), Gonçalves; Silva e Bento (2019), Jesus e Ribeiro (2019) e Libâneo (2017).
Descrição:
ARAÚJO, M. C. D. de. A relevância do programa residência pedagógica na formação do professor de geografia: um estudo de caso a partir da atuação do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues de Carvalho em Araçagi/PB. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.