Resumo:
O Brasil ganhou expressiva notoriedade na mídia internacional, durante o contexto da pandemia causada pela Covid-19 em 2020. Partindo deste contexto e tendo como pressuposto o papel de influência dos meios de comunicação de massa sobre a opinião pública mundial, a questão que orienta o presente estudo é: de que modo a mídia latino-americana retratou a imagem do país no que se refere à questão sanitária nesse ano? Para responder a essa interrogante, propõe-se aqui apresentar uma análise da imagem sanitária do Brasil no exterior construída pelos jornais Clarín e El Tiempo entre junho e agosto de 2020, cujas notícias foram acompanhadas diária e sistematicamente em paralelo à seleção e à leitura bibliográficas para o apoio analítico. Conclui-se que sob a ótica dos periódicos selecionados voltada para o discurso e as ações governamentais alusivas à crise sanitária, o posicionamento adotado pelo país quanto à matéria é calamitoso e a imagem do país/governo brasileiro é, portanto, negativa.
Descrição:
GALDINO, A. C. A imagem sanitária do Brasil na ótica da mídia latino-americana: uma análise das notícias do Clarín e do El Tiempo em 2020. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Artigo]