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A Trajetória Educacional da população negra no Brasil

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dc.contributor.author Araújo, Janailton Félix de
dc.date.accessioned 2020-12-09T21:15:52Z
dc.date.available 2020-12-09T21:15:52Z
dc.date.issued 2020-11-23
dc.identifier.other CDD 981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22676
dc.description ARAÚJO, J. F. de. A Trajetória Educacional da população negra no Brasil. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo discutir sobre a história da educação da população negra brasileira, apresentando as lutas e conquistas dessa população por uma educação igualitária, ressaltando as bases legais, os avanços e as carências educacionais ainda existentes. Na história do Brasil a população negra se manteve excluída, por muitos anos, de representatividade educacional, pois, o negro em determinado período da história foi proibido de acesso à educação institucionalizada. Esse fato é relevante e explica a condição educacional dessa gente na contemporaneidade. Para realização desse trabalho fizemos pesquisa bibliográfica, e elencamos algumas obras que discutem a história da educação no Brasil com o corte racial. Nesse fazer destacamos alguns autores/as, tais como: Cruz 2008, Dias 2005, Silva 2013 e Santos 2002. Verificamos que os avanços legais foram e são significativos para a ascensão representativa do negro na educação, no entanto, ocorreram de modo tardio e ainda não é o suficiente para reparar mais de um século de exclusão. Nesse sentido, as ações afirmativas surgiram como medida de reparação da exclusão. Apesar de todas as críticas feitas às políticas reparatórias elas são relevantes, pois buscam promover a igualdade educacional entre negros e brancos. Todavia para que os avanços legais pudessem acontecer foi necessária à luta da população negra através do movimento negro, sobretudo, na perspectiva de afirmar a gente negra como protagonista de sua história, de modo, que sejam respeitados enquanto seres humanos e cidadãos com iguais direitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldeci Ferreira Chagas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject População negra pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.title A Trajetória Educacional da população negra no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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