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O presente artigo aborda uma breve história da maquiagem, com o intuito de analisar o processo de transformação do uso da mesma, e de como os produtos de beleza eram vistos pelos olhos da sociedade de cada época, para assim compreender as publicidades e anúncios da revista Fon-fon do ano de 1940. Consequentemente fazer uma breve análise sobre a revista pesquisada, para poder averiguar o impacto que os textos publicitários, e as imagens provocavam no seu público alvo, as mulheres. Nesse sentido, a produção publicitária influenciava o aumento do consumo dos produtos anunciados na revista, criando e recriando hábitos e comportamentos entre as mulheres que por sua vez influenciavam a família. De acordo com os diferentes momentos histórico, observa-se confronto entre as opiniões sobre o que usar e quanto usar de maquiagem, uma vez que, ora apareciam críticas aos excessos de maquiagem ao mesmo tempo que os anúncios influenciavam seu consumo. Desta forma, trabalhar com revista como fonte de pesquisa histórica é importante e se faz necessário para a construção de novas perspectivas sobre as vivências e os modos de vida das pessoas no passado. A fonte de pesquisa para a construção desse trabalho foi a Revista Fon-fon de 1940 e os referenciais teóricos foram Araújo (2008), Del Priore (2014), Sant’Anna (2014), Vigarello (2006) Lobo (2015) entre outros. |
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