UEPB - Repositório Digital

Analise de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso baseado na satisfação dos usuários do moodle da Universidade Federal da Paraíba do polo de Coremas-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jacicleide Martins da
dc.date.accessioned 2020-12-15T20:23:51Z
dc.date.available 2020-12-15T20:23:51Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22763
dc.description SILVA, J. M. Analise de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso baseado na satisfação dos usuários do moodle da Universidade Federal da Paraíba do polo de Coremas-PB. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Os ambientes virtuais de aprendizagem são a tecnologia mais utilizada atualmente como suporte ao processo de ensino aprendizagem na modalidade à distância, e seu uso tem crescido no apoio pedagógico ao ensino presencial sendo o MOODLE um dos ambientes virtuais mais utilizados, e possui uma das maiores bases de usuários do mundo (ABED, 2015). Portanto, avaliar a qualidade da interação do AVA MOODLE com os seus usuários é importante para a evolução do sistema. A qualidade da interação é um aspecto que está estritamente relacionado ao conceito de usabilidade, atributo contemplado nessa avaliação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação do usuário do AVA MOODLE da UFPB no contexto de usabilidade. A amostra foi composta por 30 alunos matriculados nos cursos a distância da UFPB no polo de apoio presencial na cidade de Coremas-PB. Esta avaliação de usabilidade utilizou como ferramenta de análise, um questionário para medir a satisfação dos usuários em relação a usabilidade do MOODLE, com o propósito de identificar problemas e propor melhorias para o sistema. Como principais resultados foram identificados que o sistema em estudo teve uma avaliação positiva, e que os usuários estão satisfeitos com a qualidade da interação por ele proporcionada. Entretanto, algumas melhorias devem ser implementadas com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade da interação do usuário com o sistema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ma. Ingrid Morgane Medeiros de Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ambiente virtual de aprendizagem pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.subject Usabilidade pt_BR
dc.subject Satisfação do usuário pt_BR
dc.title Analise de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso baseado na satisfação dos usuários do moodle da Universidade Federal da Paraíba do polo de Coremas-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta