Resumo:
Esta pesquisa dedica-se à exposição do processo teórico e prático da aplicabilidade dos recursos didáticos tradicionais aliados aos recursos tecnológicos no sistema educacional, mostrando os conceitos, as técnicas, sugestões e soluções a partir dos estudos realizados e das próprias experiências no maravilhoso mundo da atividade pedagógica, dessa forma, pode-se ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo recurso de didático, desde que utilizado de forma adequada e correta. Portanto, essa necessidade de pesquisar e expor tal questão, surgiu por se perceber que poucos dos profissionais da área tem o domínio do mesmo.É notório que a educação e suas técnicas de ensino avançam dia após dia, mas nem todos que nela se fazem presente, é protagonista desse grande progresso. Porém, não se pode esquecer que os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em fatos e em realidades, tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem vai muito além de técnicas e métodos. Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em ideias claras e inteligíveis. Os recursos didáticos são métodos pedagógicos que devem ser empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações, fazendo com que o ensino torne-se eficaz com o uso adequado de cada um deles, porém todas essas questões e necessidades existentes no campo educacional, veio decisivamente contribuir para o desenvolvimento desde trabalho acadêmico.
Descrição:
QUIRINO, Valker Lopes. Recursos didáticos: fundamentos de utilização. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.