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O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, interferindo diretamente na logística do país, e tornando necessário que os pavimentos apresentem níveis de desempenho aceitáveis. Dessa forma, as avaliações funcionais e estruturais possuem fundamental importância para que se possa aferir o real estado de degradação tanto da camada de revestimento quanto das camadas subjacentes, a fim de determinar de forma assertiva a intervenção que devolva ao pavimento condições de conforto e segurança adequados, e seja economicamente executável. O presente trabalho objetivou avaliar funcionalmente um trecho de pavimento flexível na rodovia estadual PB-293, analisando comparativamente, por meio da literatura, os métodos de obtenção de deflexão, a fim de definir o mais viável para se realizar uma avaliação estrutural futura. A metodologia dividiu-se em duas etapas, a primeira de forma prática, avaliando a condição atual da camada de rolamento do trecho, subjetivamente (por meio de correlação) através do valor de serventia atual (VSA), e objetivamente pelo cálculo do índice de gravidade global (IGG). A segunda, desenvolveu-se por meio de revisão literária, analisando as características dos principais métodos para obtenção das deformações recuperáveis, e comparando os mais difundidos no Brasil, a viga Benkelmam (VB) e o Falling Weight Deflectometer (FWD), listando suas vantagens e desvantagens. Realizou-se a avaliação funcional do trecho, dividindo-o em dois segmentos homogêneos com diferentes graus de degradação da camada de rolamento, o primeiro apresentou um IGG de 74.57 e um VSA de 2.16, e foi conceituado em regular, já o segundo, com IGG de 174.86 e VSA 0.81 foi conceituado como péssimo. Para o segmento homogêneo 1 a solução proposta foi a aplicação de microrrevestimento, com intuito de devolver ao subtrecho níveis de desempenho adequados, já no segmento homogêneo 2, pelo elevado grau de degradação da superfície, a solução seria a reconstrução total do segmento. O método considerado mais viável e indicado para uma futura avaliação estrutural no trecho foi a viga Benkelmam. |
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