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Dentro do setor da construção civil, a pavimentação se destaca pelo grande volume de recursos naturais utilizados no seu processo construtivo. Diante da escassez de jazidas de qualidade e dos impactos ambientais gerados, o reuso de resíduos que tenham, principalmente, potenciais para estabilizar solos menos nobres tem sido uma alternativa para mitigar estes problemas. Dentro desta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo avaliar a viabilidade técnica da utilização do resíduo proveniente da usinagem de misturas asfálticas na estabilização de solos destinados as camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis. Os procedimentos metodológicos estão ancorados em quatro etapas: a etapa inicial teve como premissa a identificação das questões que envolvem a temática, bem como as análises preliminares e o início do trabalho empírico, com a coleta dos materiais em campo. Os ensaios laboratoriais de caracterização física do solo natural e do resíduo, que compreendeu a mistura solo-resíduo, realizada em três teores distintos: 25%, 50% e 75%, constituiu a segunda etapa. A caracterização mecânica do solo e das misturas solo-resíduo fizeram parte da terceira e penúltima etapa. Na quarta e última etapa, priorizou-se a análise da contribuição da adição do resíduo nas propriedades físico-mecânicas do solo. Os resultados dos ensaios apontam para os seguintes dados: o solo natural com IP=8,60% e IG=0, especificado pelo sistema classificação HRB como um solo A-2-4; no concernente aos ensaios mecânicos o solo apresentou Wot = 10,84%, γdmáx = 1,49 g/cm³, expansão de 0,49% e ISC = 18,76%. Dentre as misturas analisadas, destacaram-se as misturas SR50 e SR75 que apresentaram ISC de 48,46% e 110,46% e expansão de 0,15% e 0,013%, respectivamente. No entanto, a mistura SR25 não se enquadrou nos valores mínimos exigidos. Com base na análise técnica dos resultados, concluiu-se que o solo estabilizado com o resíduo é adequado para ser usado em camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis, entretanto, seu uso em pavimentos com alto volume de tráfego necessita de análise mais detalhada e cautelosa, pois a sua viabilidade depende de outros fatores. |
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