dc.description.abstract |
Esta monografia tem por principal objetivo, a partir de considerações sobre a chegada do automóvel no âmbito mundial a partir de 1886, identificar e revelar a criação e autoria do projeto do KDF-Wagen (1937), no Brasil conhecido como Fusca. A discussão de quem o criou e sua importância no seguimento automobilístico, cultural, e econômico da Alemanha nazista como também de outros países que o receberam posteriormente a Segunda Guerra Mundial. No sentido de alcançar tais resultados, iniciou-se uma linha metodológica e buscou traçar a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo em busca de informações e pensamentos, em livros, dissertações, artigos de diversos autores como Guillermo Giucci (2004), Paul Schilperoord (2011), Luiz Guerreiro (2015), e Richard Copping (2012), sobre o fato, já que há diversas contradições a respeito de seu nascimento. Os resultados apontam que, a história do fusca é cheia de mistérios e protagonistas diferentes, com diversas intrigas e interesses políticos envolvidos. Os resultados também mostram que, no século XX as concepções e representações sobre esse carro mexeu com os sentimentos de diversas famílias que se envolveram no desejo de possuir um automóvel. |
pt_BR |