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A “fotografia”, enquanto mediadora dos conteúdos abordados em sala de aula, dispõe de potencialidades junto à Ciência Geográfica que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, objetiva-se analisar a importância do recurso linguagem fotográfica, visando compreender as formas de representações geográficas presentes no cotidiano dos estudantes, partindo-se de suas percepções subjetivas. A referida pesquisa é resultado de práticas metodológicas desenvolvidas através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Trata-se de um relato de experiência com o uso da linguagem visual fotográfica realizada na turma do 6ª B, no Centro Educacional Osmar de Aquino (CEOA), em Guarabira/PB. Para embasamento teórico, buscamos suporte em alguns autores como Secatto e Nunes (2013) Cacete e Nunes (2009), Carlos (2008), Callai (2016), Kaercher (2006), Mosé (2013), entre outros. Como resultado obteve-se um conjunto de elementos que foram observados durante as abordagens dos conteúdos em sala, que passam pelo processo de inovação do ensino de Geografia. Nessa perspectiva, uma nova postura para interpretação das fotografias a partir do entendimento dos estudantes do ensino básico, os quais enfatizaram os fatores ambientais, sociais e culturais. |
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