Resumo:
Nesse trabalho consideramos como base principal a problemática da dificuldade de aprendizagem dos conteúdos e do estímulo a gostar da Física, no ensino fundamental II e médio de escolas públicas. Objetivamos nesse trabalho de conclusão de curso (TCC) observar se o uso da experimentação na apresentação dos conteúdos de Física em sala de aula melhoram a aprendizagem do aluno. A experimentação explorada de uma forma estratégica pode tornar o ensino de Física mais estimulante e produtivo. Como a experimentação pode atuar no desempenho dos alunos, quais pontos são negativos e positivos para o ensino de Física na escola. Nossa metodologia consiste numa pesquisa qualitativa e de observação empírica, onde desenvolvemos os juízos desse estudo através de aulas expositivas e experimentais com os alunos envolvidos. Justificamos a importância desse trabalho com base na necessidade de um maior aproveitamento pedagógico no ensino de Física que pode ser adquirido quando utilizamos a experimentação de forma mais dinâmica e inovadora. Ademais, após a abordagem de todos esses pontos, abordaremos também a importância do ensino de Física se estiver atrelado ao cotidiano, logo facilitando a compreensão do estudante. Destarte, é partir desses pressupostos que observamos o quão proveitoso pode se tornar o estudo da Física em sala de aula se posta de maneira atrativa, por conseguinte, desvinculando essa perspectiva incrustrada de um ensino cansativo e complexo.
Descrição:
LACERDA, C. R. A. Titulo: Metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de física: experimentação. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.