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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propicia uma reflexão sobre a temática dos desafios da acessibilidade, desde em âmbito nacional, chegando até as discussões locais, como nos espaços internos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialmente no Campus I, localizado em Campina Grande - PB. A referida pesquisa ressaltou, em diversas partes do texto, a importância das normas jurídicas e técnicas com relação à acessibilidade para o público-alvo estudado, como as pessoas com deficiências. Além do mais, este trabalho acadêmico, com vistas ao enriquecimento do estudo, dispõe de embasamento
bibliográficos, normativos, como a Carta Magna, leis, decretos, bem como documentos jurídicos internos à UEPB, como resoluções do CONSUNI e do CONSEPE e portarias institucionais. Nele estão presente alguns elementos importantes: como o problema a ser discutido no curso da pesquisa é: qual a importância da acessibilidade no contexto histórico-normativo, na perspectiva inclusiva, no Brasil versus o ambiente físico-social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para as pessoas com deficiência? O objetivo geral:
discutir a importância da acessibilidade no contexto histórico-normativo, na perspectiva inclusiva no Brasil versus o ambiente físico-social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para as pessoas com deficiência. Os objetivos específicos foram descrever o contexto histórico, de forma sucinta, sobre as pessoas com deficiência no Brasil; discutir o contexto da acessibilidade dentro e fora da UEPB, visando sua importância para o público-alvo estudado; e elaborar e analisar o questionário para os usuários com deficiência da UEPB. Com relação à metodologia, foi proposto alguns elementos como a finalidade, observa-se a pesquisa aplicada, quanto aos objetivos, utilizou o método descritivo. Com base à abordagem, utilizou o
qualitativo. Também propôs os métodos bibliográficos, documentais. Finalizando a análise metodológica da pesquisa em tela, é possível considerar o método complementar de pesquisa através de questionários dispostos em alternativas fechadas como [sim ou não]. |
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