Resumo:
Os computadores são ferramentas de importância fundamental para o desenvolvimento científico que têm ganhado relevância também para a educação. Uma das principais formas de utilizar os recursos computacionais no ensino de física é criar simulações de fenômenos físicos.
Partindo disso, utilizou-se o software de computação algébrica e numérica Maple para simular
o problema dos n-corpos da gravitação considerando massas pontuais e poucos corpos. Dado
que a gravidade é descrita através de vetores, foi feita uma revisão dos conceitos básicos de
geometria analítica necessários para criar um modelo de sistema gravitacional. Também foi
feito um levantamento dos recursos e características do software utilizado para criar a simulação. Como resultado preliminar, foi desenvolvida uma sub-rotina de cálculo de forças gravitacionais instantâneas e gerado um gráfico de pontos e vetores. Tomando esta sub-rotina como
ponto de partida, o cálculo da simulação envolveu uma aplicação direta da lei da gravitação
universal de Newton a intervalos de tempo fixos para gerar uma animação. Analisou-se a eficácia da simulação aplicando os dados orbitais do sistema Terra-Lua à rotina e verificou-se
que o período da órbita simulada foi muito próximo do período real.
Descrição:
MOREIRA, A. L. A. Desenvolvimento de simulação do problema dos n-corpos para ensino de gravitação com Maple. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.