Resumo:
A produção desse artigo versa sobre o aprendizado da comunidade surda para
atividades que apresentam dificuldades para sua inclusão, como é o caso da Física,
assim, o texto engloba os principais desafios e dificuldades no ensino de Física para
alunos surdos, tendo em vista que na LIBRAS (Língua brasileira de sinais) não é de
domínio de todos os professores e os interpretes nem sempre tem domínio do
conteúdo que estão traduzindo, dificultando o entendimento do aluno e
consequentemente seu aprendizado. Assim, é possível identificar que a comunidade
surda quando se fala de educação, ainda sofre com as deficiências para sua
inclusão total, mesmo diante de um cenário de constante evolução da humanidade,
e de todas as metodologias para a educação, ainda se verifica a falta de uma
pedagogia que seja capaz de suprir de forma eficiente a necessidade dos alunos
surdos. O objetivo desse artigo é apresentar uma revisão sobre as dificuldades dos
alunos surdos no aprendizado da Física. Tendo como objetivos específicos:
entender sobre aprendizagem de LIBRAS para professores do ensino superior;
refletir sobre o papel do professor para a educação inclusiva; analisar a prática
pedagógica do professor no ensino da Física para o estudante surdo; conhecer as
dificuldades dos alunos surdos na aprendizagem da Física. A metodologia foi feita a
partir de uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica de dados, no qual
foram feitas pesquisas e sínteses de textos que possibilitaram a construção do
trabalho. Outro problema é a falta de intérprete nos ambientes escolares para o
suporte dos alunos, o que prejudica os surdos em todas as áreas do saber, além dos
intérpretes quase sempre não serem formados na disciplina dificultando a
transmissão dos conteúdos e como tal domínio não pode e nem deve ser cobrado
dos intérpretes de LIBRAS, fica claro a necessidade, dos próprios professores terem
conhecimento da língua de sinais para reduzir esse deficit no aprendizado dos
alunos surdos. Conclui-se que os alunos surdos são prejudicados no ensino da
Física, isso porque tal disciplina apresenta termos técnicos e científicos que não tem
tradução na língua de sinais, sendo necessário adaptação de alguns termos que
pode levar a uma compreensão fora do contexto, levando um erro conceitual.
Descrição:
LEITE, R. L. Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.