Resumo:
O presente artigo analisou a escola como um espaço democrático: uma análise na Escola Municipal João Ferreira Alves, como objetivo de compreender qual o papel da instituição escola pública junto à sociedade, enquanto espaço participativo de gestão democrática, configurando-se como um ambiente plural de conhecimento. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar nossa pesquisa. Nessa perspectiva a gestão escolar tem o papel fundamental de gerenciar toda estrutura da unidade de ensino em termos pedagógico, administrativo e financeiro. O campo de pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Ferreira Alves, tida como “carro mestre” na educação municipal de Riachão do Poço. Concluímos nossa pesquisa pautada na legislação educacional e autores para afirmar que é possível termos uma gestão autônoma, participativa e democrática que atenda às necessidades da comunidade escolar e local.
Descrição:
LIMA, Lucio Abel Monteiro de. Escola como espaço público democrático: uma análise na escola municipal João Ferreira Alves em Riachão do Poço-Pb.2020.19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Tecnólogo). Universidade Estadual da Paraíba. Campina grande, 2021.