dc.description.abstract |
Este artigo relata sobre o evento denominado Eu não NEGO minhas origens, que aconteceu na E.E.E.M Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Mari-PB, com alunos do ensino médio no ano de 2018. A ideia do evento surgiu devido a necessidade de se trabalhar com uma temática que possibilitasse ao educando um espaço no qual pudesse se expressar, através de uma atividade interdisciplinar que consistisse em trazer a questão da música, poesia, culinária dentre outros aspectos culturais paraibanas e aplicá-los de maneira dinâmica, envolvendo o protagonismo do aluno, a fim de compreender e expandir sua percepção e valorização de suas raízes, da cultura a qual pertence, afirmando sua representatividade e criando vínculos de identidade. Para realização do evento, foram realizadas várias atividades em sala de aula, antes de iniciar as discussões acerca do tema em foco. Os métodos utilizados foram: aulas expositivas e dialogadas, recursos multimídias, pesquisas, debates, etc, visando em todas as etapas tornar o aluno agente do seu próprio aprendizado. Na fundamentação teórica do relato foi utilizada estudos de Burke (2011), Bittencourt (1997), Pinsky (2015), dentre outros. |
pt_BR |