UEPB - Repositório Digital

Um Shopping Center na paisagem urbana de Guarabira/PB: impactos nos hábitos de consumo, de lazer e de sociabilidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luciano dos Santos
dc.date.accessioned 2021-03-22T14:14:47Z
dc.date.available 2021-03-22T14:14:47Z
dc.date.issued 2019-12-06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23195
dc.description SILVA, Luciano dos Santos. Um Shopping Center na paisagem urbana de Guarabira/PB: impactos nos hábitos de consumo, de lazer e de sociabilidade. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Os shoppings centers integram uma diversidade de espaços, ações, apropriações, bens, pessoas, práticas e tempos que implicam a integração de imagem social, qualidade de vida, consumo, estrutura econômica e cultural, representações, percepções e interpretações além do seu significado mais trivial, que é ser um centro de compras. Na perspectiva geográfica, configuram formas simbólicas espaciais, impregnadas de significados que vão desde a percepção econômica até a cultural. O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo descobrir como são percebidos os impactos econômicos, sociais e de lazer causados pelo Shopping Center “Cidade Luz” na cidade de Guarabira/PB. O estudo se inscreve em uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como metodologia a de cunho exploratório, compondo-se por pesquisa bibliográfica e por pesquisa de campo. O procedimento usado foi o estudo de caso, utilizando um processo de investigação misto, qualitativo e quantitativo, analisando a unidade temática para responder o problema de pesquisa. A amostra se compõe de cinco condôminos, 41 consumidores e pelo diretor administrativo do Shopping Cidade Luz. Os resultados apontam que a construção e operacionalização do shopping apresentou impactos positivos, segundo a percepção dos entrevistados. Entre esses resultados podemos citar o aquecimento da economia local, com um fluxo de 15.000 (quinze mil) consumidores mensais no Cidade Luz e, por conseguinte, na cidade; a abertura de 250 empregos formais diretos; impacto nos hábitos de lazer e de sociabilidade, especialmente, devido ao cinema e à praça da alimentação, com múltiplos eventos, diversos restaurantes e fast foods, agradabilidade do ambiente, segurança e conforto. Outros resultados são analisados no corpo desse estudo que teve como aporte teórico Santos (1959; 2008; 2014), Pintaudi (1987), Frúgoli Júnior (1995), Underhill (2004), Rosendahl e Corrêa (2012), Klein (2014), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Espaço Urbano pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Shopping Center pt_BR
dc.subject Impactos Econômicos pt_BR
dc.title Um Shopping Center na paisagem urbana de Guarabira/PB: impactos nos hábitos de consumo, de lazer e de sociabilidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta