Resumo:
Na sociedade contemporânea, o uso da internet tem proporcionado cada vez mais interações mediadas por computadores, tablets e smartphones, principalmente. Com isso, diversas práticas cotidianas foram alteradas e, entre elas, está também a nossa forma de comunicação. Em virtude disso, este trabalho volta-se para a análise de produções de textos escritos em contexto de sala de aula, a fim de averiguar se as interações na internet têm influenciado na escrita desses textos produzidos em situações escolarizadas, ou seja, se é possível observar nos textos dos alunos a interferência de marcas da linguagem tipicamente utilizadas em suas interações virtuais informais, tão recorrentes no cotidiano da sociedade atualmente. Em caso afirmativo, a pesquisa buscou analisar as características mais recorrentes da linguagem nomeada como “Internetês” nos textos dos alunos. O corpus selecionado foi coletado em uma escola localizada no interior do sertão paraibano e é composto por um total de 84 (oitenta e quatro) redações produzidas por estudantes dos três 1° anos da escola. Como aporte teórico a esse trabalho, tomamos os autores como: Álava (2003), Coulmas (2014), Barton e Lee (2015), Komesu e Tenani (2015), Marcuschi (2005). Podemos observar que, dentre essas produções, as ocorrências que aparecem com maior frequência são: acréscimos, abreviaturas e emoticons, totalizando 37 casos em todas as 84 produções, cuja análise indica haver influências advindas das interações virtuais nas redações escritas em contexto escolar. Ressaltamos que não objetivamos incentivar ou ignorar o uso do internetês, entretanto, buscamos retratar a modernização das interações entre os indivíduos e pensar em como essas mudanças afetam a modalidade escrita. Por fim, destaca-se que a importância desse trabalho se dá pela necessidade de refletir sobre o uso da língua e do ensino de Língua Portuguesa voltado para diferentes situações sociocomunicativas em que uma não se sobrepõe à outra. Desse modo, percebemos a relevância de observar a possível interferência da linguagem da internet nos usos da escrita padrão, principalmente, no espaço escolar.
Descrição:
BRITO, G. P. Internetês: a linguagem utilizada em interações virtuais informais e sua influência nas produções textuais escolares do Ensino Médio. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]