Resumo:
Em cumprimento ao Plano Nacional de Educação (Lei Nº13.005/2014), no qual, uma de suas metas é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, o Governo do Estado da Paraíba passou a adotar o modelo da Escola Cidadã Integral que foi implantado no Estado em 2016, tendo como objetivo formar indivíduos protagonistas, agentes sociais e produtivos que possam contribuir com o mundo atual e suas necessidades. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar como se organiza a gestão pública nas Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba e quais inovações empregadas por essas instituições têm contribuído para melhoria dos indicadores e resultados de aprendizagem dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa em três escolas de Ensino Médio integral, situadas na região do Vale do Mamanguape, na Paraíba. Para tanto, aplicou-se uma entrevista estruturada às gestoras públicas, além de observação das atividades diárias das escolas e da análise de seu Projeto Político-Pedagógico e de outros documentos de gestão. Os resultados desta pesquisa apontam que as inovações em gestão inseridas no contexto dessas escolas têm contribuído para que essas instituições superem a condição em que se encontra o ensino ofertado na rede pública.
Descrição:
SILVA, José Fernandes. Gestão inovadora nas escolas públicas: conhecendo a realidade das escolas cidadãs integrais estaduais do Vale do Mamanguape, Paraíba. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Pública -Tecnólogo) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.