Resumo:
Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar as possíveis dificuldades que
podem dificultar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em matemática
com um estudo bibliográfico sobre a Matemática no Ensino Médio, as dificuldades
existentes no ensino e aprendizagem e o papel do professor de Matemática e suas
metodologias. Através de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário de
abordagem quali-quantitativo com professores de Matemática do Ensino Médio
atuantes em rede de escolas públicas estaduais nas cidades de São Bento e
Paulista no Estado da Paraíba. Com a analise dos resultados obtidos numa
amostragem de 7 (sete) professores de Matemática chegou-se a algumas causas
das dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática como a falta de interesse
do aluno em aprender, dificuldades de concentração e compreensão, e falta de
conhecimentos básicos desenvolvidos no Ensino Fundamental e as metodologias de
ensino usadas pelo professor foram as principais causas dessas dificuldades. Faz
uma reflexão sobre o incentivo do aluno para pensar, raciocinar, criar, relacionar
ideias, descobrir, para terem liberdade de pensamento, em vez de simplesmente
repetirem e seguirem o que o professor faz e sobre o uso de metodologias ativas em
sala de aula para melhor desempenho do aluno em aprender Matemática, com
essas metodologias os professores conseguem envolver o cotidiano no ensino da
Matemática e a importância dos conceitos através dela.
Descrição:
FREITAS, M. M. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médio. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021.