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Diagnóstico sobre práticas inclusivas em uma escola pública da rede estadual da cidade de Campina Grande

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dc.contributor.author Soares Neto, João Gomes
dc.date.accessioned 2021-05-27T13:01:21Z
dc.date.available 2021-05-27T13:01:21Z
dc.date.issued 2019-02-15
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23510
dc.description SOARES NETO, J. G. Diagnóstico sobre práticas inclusivas em uma escola pública da rede estadual da cidade de Campina Grande. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Por muitos anos, a educação de uma criança/adolescente foi colocada apenas sob a responsabilidade dos pais e a escola era vista apenas com o objetivo de ensinar a ler e escrever. Com o tempo, crianças com dificuldades motoras e intelectuais passaram a ser diagnosticadas e inseridas na sociedade, criando estigmas e preconceitos visíveis e excludentes, em todas as áreas sociais, inclusive a educação, sendo marcada por um momento segregacionista. Porém, a partir da compreensão das deficiências e o surgimento das leis que asseguram o acesso à escolarização das pessoas com deficiência, bem como, as exigências de ambientes de Atendimento Educacional Especializado – AEE é possível observar um crescimento da educação especial e inclusiva. A educação especial e inclusiva tem sido bastante discutida no meio acadêmico, visto que o número de crianças com necessidades educacionais especiais tem aumentado nas escolas, e com isso, surge a necessidade de novas metodologias de ensino, ou metodologias adaptadas. É sobre essa problemática que este estudo se debruça. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, realizado na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Augusto dos Anjos (EEEIEF), em Campina Grande-PB. Os resultados obtidos demonstram que apesar da escola oferecer uma infraestrutura especial para o atendimento, ainda existem dificuldades, por parte dos professores, na condução das aulas e nas metodologias utilizadas com os alunos com necessidades especiais. Ainda há muito o que caminhar. Sugere-se, no caso do ensino da química, que os professores procurem utilizar metodologias e recursos didáticos que facilitem a aprendizagem e para isso, eles podem contar com materiais simples e alternativos que fazem parte do cotidiano dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Atendimento Especial Especializado - AEE pt_BR
dc.title Diagnóstico sobre práticas inclusivas em uma escola pública da rede estadual da cidade de Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


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