UEPB - Repositório Digital

Novas tecnologias de informação como recurso para o ensino da geografia: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Funadamental Frei Albino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mané, Erick Frederico P B
dc.date.accessioned 2013-11-18T15:07:35Z
dc.date.available 2013-11-18T15:07:35Z
dc.date.issued 2013-11-18
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2356
dc.description MANÉ, Erick Frederico P B. Novas tecnologias de informação como recurso para o ensino da geógrafa: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Albino. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve por objetivo geral compreender como as novas tecnologias de informação vêm sendo utilizadas pelos professores, na educação de jovens e adultos, o modo a que o alunado percebe a revolução tecnológica e as mudanças no mundo das comunicações. Por novas tecnologias entende-se os recursos tecnológicos utilizados pelo professor em sala para melhorar, enriquecer suas aulas, ou seja, potencializar e dinamizar a prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa, de maneira que o uso desse instrumental possa propiciar novos olhares e/ou despertar novos interesses por parte dos alunos no cotidiano da sala de aula. A metodologia utilizada foi a observação participante, cujos resultados levam a acreditar que a melhoria da qualidade na educação não está tão somente nas “novas tecnologias” e sim na mudança da prática pedagógica do professor, na mudança de seu perfil face de um cenário de profundas transformações que culminaram na criação de um mundo sem fronteiras, o da virtualidade, ora vivenciado e para o qual a humanidade se encaminha cada vez mais. Constatou-se ainda, que a integração entre construção do conhecimento no atual cotidiano escolar, ou seja, a escola, em quaisquer de suas instâncias, não pode ignorar as tecnologias como ferramenta para a função didática. A pesquisa objetiva ainda mostrar como as novas tecnologias de informação estão sendo inseridas no contexto educacional do ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino Fundamental Frei Albino, localizada em João Pessoa, estado da Paraíba, no período de junho de 2010 a junho de 2011. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da geografia pt_BR
dc.subject Tecnologia de informação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Novas tecnologias de informação como recurso para o ensino da geografia: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Funadamental Frei Albino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta