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O presente estudo teve por objetivo geral compreender como as novas tecnologias de informação vêm sendo utilizadas pelos professores, na educação de jovens e adultos, o modo a que o alunado percebe a revolução tecnológica e as mudanças no mundo das comunicações. Por novas tecnologias entende-se os recursos tecnológicos utilizados pelo professor em sala para melhorar, enriquecer suas aulas, ou seja, potencializar e dinamizar a prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa, de maneira que o uso desse instrumental possa propiciar novos olhares e/ou despertar novos interesses por parte dos alunos no cotidiano da sala de aula. A metodologia utilizada foi a observação participante, cujos resultados levam a acreditar que a melhoria da qualidade na educação não está tão somente nas “novas tecnologias” e sim na mudança da prática pedagógica do professor, na mudança de seu perfil face de um cenário de profundas transformações que culminaram na criação de um mundo sem fronteiras, o da virtualidade, ora vivenciado e para o qual a humanidade se encaminha cada vez mais. Constatou-se ainda, que a integração entre construção do conhecimento no atual cotidiano escolar, ou seja, a escola, em quaisquer de suas instâncias, não pode ignorar as tecnologias como ferramenta para a função didática. A pesquisa objetiva ainda mostrar como as novas tecnologias de informação estão sendo inseridas no contexto educacional do ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino para jovens e adultos, no universo da Escola Municipal do Ensino Fundamental Frei Albino, localizada em João Pessoa, estado da Paraíba, no período de junho de 2010 a junho de 2011. |
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