Resumo:
A tecnologia digital está se tornando cada vez mais frequente no cotidiano das
pessoas. No entanto, os indivíduos que pretendem se qualificar na área profissional
de tecnologia deparam-se com dificuldade nas disciplinas que envolvem
programação, presentes nos cursos superiores de tecnologia voltada a área de
comunicação e processamento de dados e informações, por não possuírem uma base
teórica no ensino regular. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo
analisar metodologias ativas como abordagem metodológica no ensino de
programação, a partir da aplicação de um questionário online a um grupo de 40
estudantes e um grupo de 4 docentes do curso de bacharelado em Ciência da
Computação, do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba. Conforme o
estudo foi realizado, ficou evidente que os estudantes possuem dificuldade de
aprendizado nos conteúdos voltados à área de programação, foi identificado
obstáculos no processo de ensino dos professores e que um professor expressou com
clareza o uso de metodologias ativas em sua atuação docente.
Descrição:
NÓBREGA, D. D. Um estudo sobre metodologias ativas como abordagem metodológica no ensino de programação. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.