dc.contributor.author |
Xavier, Igor Lima |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-09T15:59:00Z |
|
dc.date.available |
2021-06-09T15:59:00Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 005.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23684 |
|
dc.description |
XAVIER, I. L. Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considera-se importante que exercícios como quizzes possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Organizá-las de forma hierárquica, tornaria a aprendizagem mais efetiva. Além disso, a busca por material educacional e organização desse conteúdo não são tarefas simples por parte do professor. Pensando nisso, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o ProGame, que organiza questões de forma hierárquica, considerando a teoria da taxonomia de Bloom, no seu domínio cognitivo. O ambiente foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o professor na organização do conteúdo, reutilização de questões já cadastradas e diagnóstico dos alunos. Por meio de um estudo bibliográfico foi possível adequar a utilização da taxonomia na elaboração de questões, considerando os verbos de cada nível sugeridos pela referida taxonomia Revisada de Bloom. Posteriormente o ProGame foi desenvolvido tendo como principal teoria de aprendizagem a taxonomia de Bloom. Para avaliar a referida ferramenta, considerou-se a sua utilização por alunos e professor de um curso de Computação. Foram cadastradas questões para que fossem reaproveitadas pelos professores e também novas turmas e questões foram adicionadas pelos participantes. A partir dessa utilização foi possível observar que o ProGame auxiliou na correta classificação das questões de programação, considerando a taxonomia de Bloom e também a classificação e desempenho dos alunos na resolução dos quizzes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Taxonomia de Bloom |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.title |
Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |