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Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom

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dc.contributor.author Xavier, Igor Lima
dc.date.accessioned 2021-06-09T15:59:00Z
dc.date.available 2021-06-09T15:59:00Z
dc.date.issued 2021-05-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23684
dc.description XAVIER, I. L. Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Considera-se importante que exercícios como quizzes possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Organizá-las de forma hierárquica, tornaria a aprendizagem mais efetiva. Além disso, a busca por material educacional e organização desse conteúdo não são tarefas simples por parte do professor. Pensando nisso, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o ProGame, que organiza questões de forma hierárquica, considerando a teoria da taxonomia de Bloom, no seu domínio cognitivo. O ambiente foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o professor na organização do conteúdo, reutilização de questões já cadastradas e diagnóstico dos alunos. Por meio de um estudo bibliográfico foi possível adequar a utilização da taxonomia na elaboração de questões, considerando os verbos de cada nível sugeridos pela referida taxonomia Revisada de Bloom. Posteriormente o ProGame foi desenvolvido tendo como principal teoria de aprendizagem a taxonomia de Bloom. Para avaliar a referida ferramenta, considerou-se a sua utilização por alunos e professor de um curso de Computação. Foram cadastradas questões para que fossem reaproveitadas pelos professores e também novas turmas e questões foram adicionadas pelos participantes. A partir dessa utilização foi possível observar que o ProGame auxiliou na correta classificação das questões de programação, considerando a taxonomia de Bloom e também a classificação e desempenho dos alunos na resolução dos quizzes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Taxonomia de Bloom pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.title Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom pt_BR
dc.type Other pt_BR


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