Resumo:
A Cartografia é um conhecimento antigo que vem se desenvolvendo até os dias atuais, e é linguagem fundamental para o ensino de Geografia. Os professores têm papel relevante quanto ao ensino-aprendizado da Cartografia Escolar. Para isso, o uso de metodologias é importante para aproximar o aluno da realidade e proporcionar um ensino significativo. Nesse contexto, a realidade impõe desafios que precisam de respostas rápidas, principalmente em meio ao contexto da pandemia da covid-19 com o ensino remoto. A partir dessas considerações, esse trabalho objetivou analisar a partir da perspectiva do professor, quais as dificuldades do ensino da Cartografia Escolar no sexto ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Mari/PB, para isso participaram sete professores de Geografia, que responderam um questionário com questões sobre a formação do professor, o conhecimento dos conteúdos da Cartografia Escolar, materiais disponíveis nas escolas, dificuldades e metodologias do ensino presencial e remoto. As respostas ajudaram a perceber dificuldades que vinham sendo amenizadas com boas metodologias no ensino presencial e a diagnosticar, no ensino remoto, dificuldades de adaptação dos professores, falta de condições materiais para muitos alunos acompanharem as aulas e lacunas no ensino-aprendizado da Cartografia Escolar.
Descrição:
SANTOS, F. J. da S. Os desafios do ensino de cartografia no sexto ano do ensino fundamental: uma perspectiva a partir dos professores das escolas públicas de Mari/PB. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.