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Nesta Monografia direcionamos o olhar para a produção discente e docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre as relações étnico-raciais, especificamente no Centro de Humanidades, Campus ΙΙΙ (CH), localizado na cidade de Guarabira-PB, espaço que há 40 anos forma professores/as nas áreas de Geografia, História, Letras e Pedagogia e que atuam em mais de 30 cidades paraibanas localizadas no entorno de Guarabira e 05 cidades do Estado do Rio Grande do Norte. Analisamos a produção discente e docente do CH correspondente ao interstício 2003/2018, através dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos discentes e a produção acadêmica dos docentes. Para tanto, dialogamos com pesquisadores/as e especialistas no assunto, a exemplo de Santos (2012), Evangelista (2014), Pimenta (2015), entre outros, para uma análise e discussão da produção docente e discente do CH, como também para a observação da temática nas IES brasileiras e o cumprimento da lei 10.639/2003. Para a realização da pesquisa recorremos ao repositório da Biblioteca do CH e acessamos a produção discente e ao Currículo Lattes acessamos a produção docente. Para acesso aos trabalhos usamos algumas palavras como: negro/negra, cultura afro-brasileira, história da África, educação étnico-racial e relações étnico-raciais. De início lemos o resumo dos trabalhos identificados e alguns trabalhos completos, sobretudo, artigos dos docentes. Concluímos que na UEPB, Campus Guarabira, a formação na perspectiva das relações étnico-raciais, está em processo desde então, visto que identificamos significativa produção discente nessa área, em especial ao que diz respeito as pessoas negras, suas representações em diferentes mídias e produção cultural, assim como o fazer pedagógico com a história e a cultura dessa gente em sala de aula, o que representa esforços de implementação no currículo escolar. |
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