dc.contributor.author |
Pessoa Neto, Manoel Severino |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-16T23:27:08Z |
|
dc.date.available |
2021-06-16T23:27:08Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23858 |
|
dc.description |
PESSOA NETO, Severino. O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir da relação ensino-pesquisa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, sendo este um Componente Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual Paraíba. O estágio efetuado foi de regência e foi desenvolvido em uma turma do 1º ano do ensino médio, da Escola Cidadã Integral João Lelys, localizada na cidade de Livramento-PB. Diante da implementação do ensino remoto nas escolas, a realização do estágio se deu neste cenário novo caracterizado pela separação física dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e que tem se mostrado difícil para a educação escolar pública e também para as atividades de estágio. Visto isso, mais do que nunca foi necessário encarar o estágio como um momento para ter contato com a realidade da escola e para pensar essa mesma realidade como algo que está sempre se transformando e exigindo dos professores uma busca constante por novos conhecimentos e metodologias. Pensando assim, levantamos como objetivo principal compreender o papel do estágio supervisionado enquanto espaço formativo favorável a construção de uma prática docente baseada na relação ensino-pesquisa. Os resultados atingidos mostram que o estágio, quando desenvolvido com base na pesquisa, se torna um Componente extremamente importante que possibilita muitas reflexões no tocante à docência, porque permite ao estagiário ter contato com a realidade prática da escola e do ensino, e ao mesmo tempo pensar sobre esse processo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente |
pt_BR |
dc.title |
O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir relação ensino-pesquisa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |