UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir relação ensino-pesquisa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa Neto, Manoel Severino
dc.date.accessioned 2021-06-16T23:27:08Z
dc.date.available 2021-06-16T23:27:08Z
dc.date.issued 2021-05-13
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23858
dc.description PESSOA NETO, Severino. O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir da relação ensino-pesquisa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, sendo este um Componente Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual Paraíba. O estágio efetuado foi de regência e foi desenvolvido em uma turma do 1º ano do ensino médio, da Escola Cidadã Integral João Lelys, localizada na cidade de Livramento-PB. Diante da implementação do ensino remoto nas escolas, a realização do estágio se deu neste cenário novo caracterizado pela separação física dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e que tem se mostrado difícil para a educação escolar pública e também para as atividades de estágio. Visto isso, mais do que nunca foi necessário encarar o estágio como um momento para ter contato com a realidade da escola e para pensar essa mesma realidade como algo que está sempre se transformando e exigindo dos professores uma busca constante por novos conhecimentos e metodologias. Pensando assim, levantamos como objetivo principal compreender o papel do estágio supervisionado enquanto espaço formativo favorável a construção de uma prática docente baseada na relação ensino-pesquisa. Os resultados atingidos mostram que o estágio, quando desenvolvido com base na pesquisa, se torna um Componente extremamente importante que possibilita muitas reflexões no tocante à docência, porque permite ao estagiário ter contato com a realidade prática da escola e do ensino, e ao mesmo tempo pensar sobre esse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino e Pesquisa pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir relação ensino-pesquisa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta