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A busca por uma instituição formadora democrática foi pauta das lutas legislativas e de políticas/práticas públicas relacionadas à Educação brasileiras nas últimas décadas. A formação/aprendizagem continuada, a instituição de ensino que aprende, a inovação na educação são discussões pertinentes ao assunto e que originam a importância de discutir as competências da escola na educação municipal. Assim, o objetivo do presente artigo é identificar as competências da escola nas redes municipais de ensino, buscando falar sobre a aprendizagem por competência e o papel da escola como instituição que utiliza a aprendizagem por competência. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram acessados materiais diversos como teses, livros e artigos científicos que tivessem relação com a temática abordada neste trabalho. Por fim, foi possível concluir que as divisões por competências garantem autonomia e criatividade, uma nova forma de gerir a educação municipal, lembrando o profissional da educação da sua vocação. Foram identificadas também as competências da escola inovadora, quais sejam: a contextual, a estratégica, a acadêmica, a ética, a reflexiva, a pedagógica, a sistêmica, a emocional, a autogestora e a colegiada. |
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