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Neste estudo parte-se do objetivo central de compreender os desafios e as possibilidades que
entornam a construção do processo de ensino e aprendizagem remoto em Geografia nos anos
finais do ensino fundamental. As reflexões aqui apresentadas resultam das experiências teórico práticas vivenciadas ao longo do Componente Curricular Estágio Supervisionado I ofertado
pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade
Estadual da Paraíba durante o semestre 2020.1. O referido estágio tem como objeto a
observação no ensino fundamental (anos finais), sendo o estagiário imerso na realidade escolar
e do processo de ensino e aprendizagem em Geografia com a pretensão de estabelecer um
contado planejado e orientado com o futuro espaço de atuação profissional, o que permite não
só a aproximação com a prática docente, mas a sua problematização mediante diversos
aspectos. Em virtude da pandemia da Covid-19, que impôs restrições a realização de atividades
presenciais nas escolas, o estágio foi desenvolvido remotamente e tendo como cenário na escola
o ensino remoto. Desta forma vale salientar que, a compreensão aqui construída acerca do
processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tem como plano de fundo o estágio
supervisionado e como contexto de discussão o ensino remoto. O estágio aconteceu no Centro
de Ensino Fundamental Luzia Maia, no município de Catolé do Rocha-PB, em uma turma do
9º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito a metodologia empregada no trabalho,
pautando-se em uma abordagem qualitativa, buscou-se através da pesquisa exploratória
construir uma análise da realidade e dos seus conteúdos constituintes. Quanto aos resultados
alcançados, pode-se dizer que há muitos desafios impostos pelo o atual contexto, de ensino
remoto, tal como a dificuldade de acesso as plataformas digitais de ensino adotadas, mas, por
outro lado, também podem ser vistas possibilidades para a construção de um processo de ensino
e aprendizagem em Geografia dinâmico, a exemplo da implementação de metodologias capazes
de atrair os estudantes para as aulas. |
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