Resumo:
O nosso trabalho, inicialmente, foi pensado como resultado do projeto de pesquisa PIBIC, no que se refere à temática étnico-racial. Mas, o foco do trabalho é mais abrangente, pois, busca-se fazer uma discussão que dê conta do histórico sobre a escravidão e, por conseguinte, discutir o impacto dessa na educação; razão porque dialogamos com a questão decolonial, pois, esse tema está diretamente relacionado com a questão étnico-racial no que se refere a luta da gente negra por autonomia, sobretudo, de pensamento. Assim, desenvolvemos uma narrativa crítica que contribui com o debate sobre a educação libertária. Contudo, discutimos tal temática, a partir das contribuições de alguns teóricos da educação. O nosso trabalho tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as relações étnico-raciais, juntamente com o pensamento decolonial, relacionando-os no contexto da educação contemporânea. Para dar conta de tal objetivo, mergulhamos na pesquisa bibliográfica e dialogamos com diversos pesquisadores/as que discutem o tema, e trazemos elementos relevantes à discussão. Concluímos que apesar das conquistas obtidas em prol da democratização da sociedade brasileira, segmentos negros ainda se mantém lutando no processo de construção da sociedade democrática. Assim, as relações étnico-raciais e o pensamento decolonial é um caminho possível para a construção de uma sociedade mais justa, que será possível em grande medida por meio da educação.
Descrição:
SILVA. L. S. da. As relações étnico-raciais e o paradigma decolonial como desafio para a educação. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.