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No Brasil o modal de transporte mais utilizado é o rodoviário, sendo possível averiguar a sua importância no crescimento socioeconômico de diversas localidades, permitindo o escoamento de produtos agrícolas e industriais, a integração do turismo e a ligação de comunidades isoladas. Objetivou-se o presente estudo em avaliar sistematicamente o impacto do investimento direto no setor de infraestrutura rodoviária no Brasil e no estado da Paraíba, que influenciou de forma direta o gradativo aumento do PIB. Para tal, optou- se, por realizar um estudo baseando-se na série de dados estatísticos secundários levantados junto a entidades como: Confederação Nacional dos Transportes-CNT, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, Departamento de Estradas e Rodovias da Paraíba – DER-PB, Tribunal de Contas da União - TCU, Ministério do Planejamento, dentre outros entidades citadas na pesquisa. Destarte, este estudo legitima, o quão necessária se faz a existência de uma política pública consistente e embasada, na aplicação de investimentos voltados a infraestrutura de transporte. No entanto, mesmo com todo destaque dado a este tipo de investimento e proporção da malha rodoviária, nota-se que ainda estamos aquém do real investimento necessário para mudança do paradigma atual, de pouco investimento e acessão econômica. De contramão a realidade nacional, o Estado da Paraíba, investiu de forma maciça no modal rodoviário, restaurando e construindo novas rodovias, com a finalidade de concluir a meta de 2.400km do programa “Caminhos da Paraíba”, levando para as diversas cidades contempladas, investimento e desenvolvimento. Além de garantir aos usuários mais qualidade nos pavimentos e segurança. Diante de toda essa realidade explanada no estudo em questão, percebe-se que o Brasil deveria investir em termos reais, seis vezes mais ao atual patamar de investimentos em infraestrutura rodoviária para então assim, de forma prática conseguir mitigar os problemas acumulados ao longo de décadas de volume insuficiente de inversões. |
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