dc.description.abstract |
O processo didático na perspectiva do ensino-aprendizagem abrange uma ampla discussão nas diversas áreas do conhecimento, como a Ciência Geografia não é diferente, é preciso promover atividades escolares que tenha como meta melhorar a dinâmica das aulas, principalmente de forma remota, na realidade encontrada pelo Brasil nos últimos quase dois, devido à pandemia da Covid-19. Este trabalho justifica-se pela importância da abordagem cartográfica em sala de aula, como instrumento lúdico de apoio aos professores de Geografia do Ensino Fundamental, fomentado na elaboração, preparação e na prática de ensino das aulas de Cartografia. Tendo como temática “A Utilização de Jogos Lúdicos como Recurso Didático para o Ensino de Geografia: uma abordagem cartográfica em sala de aula”, teve como objetivo à aplicação (elaboração) de jogos lúdicos através da plataforma online, inseridos na Turma de 6º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Chã da Barra, no Município de Aroeiras-PB. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico um caráter quali-quantitativo e seu procedimento metodológico procederam-se a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, além da aplicação de questionários semiestruturados, direcionados aos alunos sob o sistema online. E ao analisar os resultados observou-se através dos 15 (quinze) questionários aplicados, que após a realização dos jogos na sala de aula virtual, o quanto a prática lúdica pode ser eficaz no processo ensino-aprendizagem. Portanto, as ferramentas utilizadas para a elaboração dos mapas e croquis foram: Datum: Sirgas (2000), Google Satélite (2020), Google Maps (2020), além de dados do IBGE (2019). Com relação às atividades dos jogos desenvolvidos embasou-se na prática da ludicidade. Quanto aos resultados dos gráficos foi utilizada a Planilha Excel 2020, que possibilitou a elaboração dos mesmos, no intuito da verificação dos resultados presentes no trabalho. Conclui-se que, as atividades lúdicas favorecem o conhecimento dos conteúdos geográficos no âmbito da Cartografia, por meio das atividades remotas em tempos de Pandemia. Este procedimento foi considerado favorável, conforme a maneira em que o professor exerceu estas atividades, tornando-se cada vez mais fácil a sua compreensão e entendimento bem significativo, sob a ótica discutida pelo meio virtual, inserindo novas práticas metodológicas, que promovessem melhor o conhecimento geográfico-cartográfico, estimulando e incentivando o aluno a adquirir novos aprendizados através de novos métodos de ensino. |
pt_BR |