Resumo:
O trabalho tem por objetivo analisar a gestão documental praticada na
Administração Pública, a qual deverá pautar sua atuação sob a égide dos princípios
administrativo-constitucionais insculpidos no artigo 37, caput, da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, quais sejam: legalidade, impessoalidade,
moralidade, publicidade e eficiência. A obrigatoriedade em cumprir tais dispositivos
determina que, desde o surgimento dos documentos públicos, suas fases e
procedimentos, até sua destinação final, se devem ter como base, além das normas
constitucionais, as infraconstitucionais de temporalidade documental arquivística. De
outra feita, se assim não for, o tratamento inadequado desses documentos públicos
poderá resultar em nulidade de forma e responsabilidade do agente público que, por
ato de omissão ou comissão, ocasionará a invalidade destes, a qual ocorrerá por
prescrição ou nulidade. Disto resulta a importância dos Códigos de Classificação de
Documentos e as Tabelas de Temporalidade para determinar a tramitação
documental no arquivo, evitando a eliminação precoce dos documentos públicos.
Sendo assim, partindo da ideia de que a publicidade é um dos princípios
elementares a ser observado pela administração pública, na área da gestão
documental, verifica-se a responsabilidade direta do Arquivista, enquanto
conhecedor das formas e procedimentos, para preservação e legitimação dos
documentos públicos. Ademais, o objetivo geral deste trabalho foi conectar essas
duas questões valorando a arquivologia e o direito no tratamento da gestão
administrativa documental. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, abrangendo leituras
em livros, periódicos, manuscritos, artigos, dissertações, teses, entre outros,
buscando esclarecer noções de administração pública, competências dos agentes
públicos, qualidade dos serviços prestados e diretrizes para o trato documental, que
vão desde a sua produção, guarda permanente, até a possível eliminação. No que
tange ao método de abordagem, a pesquisa é dedutiva, posto que parte de uma
premissa individual para uma geral, consistente em um processo de análise da
informação para obter um esclarecimento interpretativo a respeito do problema
posto.
Descrição:
SOUSA, E. G. de. Gestão documental: cumprimento dos princípios constitucionais-administrativos e dos procediemntos da lei de temporalidade arquivística. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.