Resumo:
Os Arquivos Públicos, de acordo com a legislação brasileira, possuem a
competência de orientar programas de gestão documental, que garantam o
funcionamento da administração, com eficiência e economia, e posteriormente,
auxiliarão na conservação permanente do acervo documental, pelo valor cultural,
histórico e probatório que possuem os documentos secundários, tornando possível
seu maior objetivo: tornar acessível os documentos produzidos pela máquina
administrativa. No entanto, na Paraíba o Arquivo Público Estadual foi criado a menos
de um ano, com a lei nº 11.263, de 29 de dezembro de 2018, dando início a
constituição da política pública arquivística na Paraíba. Neste sentido, este artigo é
desenvolvido a partir de uma pesquisa empírica, com base em pesquisa bibliográfica
e documental, possui abordagem qualitativa e descritiva, aplicando entrevista
semiestruturada. Temos por objetivo analisar o processo de criação do Arquivo
Público Estadual da Paraíba - APEPB. Descreveremos as ações e decisões
adotadas para a implantação do Arquivo Público e para a constituição das políticas
públicas arquivísticas no Estado da Paraíba.
Descrição:
ARAÚJO, P. G. de. Política pública arquivística: uma análise do Arquivo Público do Estado da Paraíba. 2019. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.